quarta-feira, 22 de abril de 2020

RN consegue liminar judicial para liberação de respiradores


O Rio Grande do Norte conseguiu nesta quarta-feira (22) uma decisão judicial favorável à liberação de 14 respiradores que estavam retidos por determinação do Ministério da Saúde. A informação foi dada em primeira mão pelo secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, durante o programa 12 em Ponto 98.

O Governo do RN havia entrado com ação na Justiça para garantir a liberação de respiradores, que já deveriam ter chegado ao Estado. A empresa fornecedora alegou que não entregou porque, de acordo com a norma do Ministério da Saúde, todos os equipamentos devem ser centralizados na União.

O Ministério da Saúde requisitou administrativamente que todos os respiradores disponíveis nas empresas fornecedoras. Mas com a liminar conseguida hoje, em primeira instância, a expectativa é que os equipamentos cheguem mais rápido.

O secretário Carlos Eduardo também disse que há diálogo com a bancada federal para conseguir ajuda, em Brasília, para liberação desse material, bem como novos recursos.

No Congresso Nacional já tramita a ajuda financeira aos estados e municípios em razão da crise provocada pela pandemia. A Câmara aprovou a manutenção de repasse de FPM e FPE nos valores de 2019. Falta agora a provação do Senado. Segundo Cadu, os senadores potiguares garantiram voto favorável.