quarta-feira, 27 de maio de 2020

PF deflagra operação sobre Fake News e cumpre 29 mandados


A PF cumpriu 29 mandados de busca e apreensão no inquérito do Supremo Tribunal Federal sobre fake news. A operação contra a chamada milícia digital foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes.
As ordens judiciais foram cumpridas no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Mato Grosso, no Paraná e em Santa Catarina.
O ex-deputado federal Roberto Jefferson, o empresário Luciano Hang (proprietário da rede Havan), o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP) e blogueiro Allan dos Santos são alvos. Os quatro são aliados do presidente Jair Bolsonaro.

As buscas com relação a Jefferson e Hang foram realizadas nas casas deles, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, respectivamente.
No caso de Garcia, as buscas foram realizadas no gabinete, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde computadores foram apreendidos.
As buscas sobre Allan dos Santos ocorreram na casa dele, em uma área nobre de Brasília.

Alguns outros alvos são: a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP); a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF); o músico e humorista Rey Biannchi; o youtuber Enzo Leonardo Suzin Momenti; a ativista bolsonarista Sara Winter; Edgard Corona, presidente da rede de academias Smart Fit; e o comandante Winston Rodrigues Lima, coordenador do Bloco Movimento Brasil. Eles tiveram computadores, celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos apreendidos. Ninguém foi preso, mas eles terão que prestar depoimento.