quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

ESTUDO APONTA QUE NATAL PERDE 56% DA ÁGUA DISTRIBUÍDA AOS USUÁRIOS

O índice de perdas de água entre caminho da estação de distribuição e torneira é de 56,2% em Natal. Este é o terceiro maior percentual entre as capitais nordestinas, segundo o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto 2019 divulgado nesta terça-feira (15) pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A média nacional é de 39,2%.

A Caern afirma que o índice subiu por conta de um longo período de estiagem e também com a retomada do abastecimento em diversas cidades, proporcionando vazamento em redes que estavam sem utilização. As ocorrências estão sendo corrigidas pela companhia e afirma que os resultados serão mais efetivos a partir de 2021, já que os cortes e fiscalizações estavam suspensos por conta da pandemia.

Caracterizadas como ineficiências técnicas no Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto 2019, as perdas são inerentes a qualquer sistema de abastecimento de água. “É um tema de alta relevância frente a cenários de escassez hídrica e de altos custos de energia elétrica, além da sua relação direta com a saúde financeira dos prestadores de serviços, uma vez que podem representar desperdício de recursos naturais, operacionais e de receita. Dessa forma, os custos decorrentes das perdas devem ser minimizados e estar sujeitos a gerenciamento apropriado, pois são repassados ao consumidor final”, aponta o estudo.