sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

COVID-19: PREFEITURA PREPARA 70 POSTOS E 6 LOCAIS DE DRIVE THRU PARA VACINAÇÃO EM NATAL

A Prefeitura do Natal anunciou nesta quinta-feira 14 que a campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade terá seis postos de imunização no formato drive-thru.

Neste esquema, pacientes recebem o imunizante dentro do carro, o que minimiza os riscos de aglomeração perto das unidades de saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os postos de vacinação drive-thru serão instalados nos seguintes pontos:

Área externa do Shopping Via Direta;

Arena das Dunas;

Ginásio de Esportes Nélio Dias;

Palácio dos Esportes;

Cemure;

Ponto na Via Costeira (a ser definido).

Ainda segundo a gestão municipal, será feita uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para levar a vacina a condomínios, com agendamento prévio. O Instituto de Medicina Tropical, da universidade, também fará o monitoramento dos vacinados.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde contará com parcerias de escolas técnicas e universidades públicas e privadas, as quais disponibilizarão profissionais e alunos atuantes nos serviços de saúde de forma voluntária.

Além dos seis postos drive-thru e da vacinação em domicílio, 70 unidades básicas de saúde por toda cidade servirão de como postos de vacinação. De acordo com a prefeitura, o objetivo é iniciar a campanha de vacinação na semana que vem.

As doses serão encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Os detalhes foram divulgados em entrevista coletiva do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB).

O plano municipal de vacinação contempla 11 possíveis vacinas, entre elas as desenvolvidas pelo Instituto Butantan e laboratório Sinovac (Coronavac) e a da Fiocruz em parceria com a Universidade de Oxford e laboratório AstraZeneca – as duas devem receber aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na próxima semana.

GRUPO PRIORITÁRIO

A primeira fase da campanha de vacinação é dividida em três subfases. Na primeira, receberão a vacina trabalhadores da saúde e pessoas com mais de 75 anos de idade, além de indígenas e “pessoas institucionalizadas” com mais de 60 anos de idade – ou seja, que moram em abrigos, por exemplo.

Na 2ª fase, o alvo serão pessoas com mais de 60 anos. Por fim, na 3ª fase, serão vacinadas todas as pessoas que têm comorbidades, como diabetes, pressão alta, doença renal, doenças cardiovasculares ou obesidade grave. Esses grupos contemplam cerca de 70 mil pessoas.

A prefeitura espera receber na próxima semana o suficiente para aplicar uma dosse nessa população. A segunda dose deverá ser aplicada semanas depois – o prazo exato vai depender do tipo do imunizante que será enviado pelo Ministério da Saúde.

Também já está definido o plano logístico para armazenar as vacinas. A capital conta com uma Rede de Frio, representada pela Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEMADI). O espaço conta com ambiente climatizado 24 horas, 9 câmaras refrigeradas com capacidade de 1.500 litros cada, gerador de energia elétrica, 3 freezeres, caixas térmicas e 2 veículos exclusivos para transporte e distribuição nos serviços de saúde.

“É realmente uma força tarefa. Por isso, chamamos de Plano de Operacionalização, onde abrangemos desde o recebimento, distribuição e a segurança da temperatura, da guarda e da aplicação dessa vacina na população. A SMS vai contar com voluntários, dimensionando com as 70 salas de vacina, precisamos de duas pessoas por ponto físico, então teremos 100 vacinadores. Número mínimo. Envolvido em todas as estratégias, pelo menos 1.000 pessoas”, comentou Julianna Araújo, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal.