parnamirim

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

GOVERNO DO RN CONFIRMA QUE VAI COMEÇAR VACINAÇÃO CONTRA A COVID AINDA HOJE

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmou hoje pela manhã que o Rio Grande do Norte vai iniciar ainda nesta segunda-feira (18), às 17h, a vacinação contra a Covid-19. O local da cerimônia ainda não foi divulgado.

Segundo a pasta, serão usadas doses da CoronaVac, a vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, que teve o uso emergencial aprovado neste domingo (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No início da manhã desta segunda, governadores receberam doses do imunizante do Ministério da Saúde. Mais de 82 mil doses serão enviadas ao Rio Grande do Norte.

De acordo com a Sesap, o início da vacinação nesta segunda-feira será “simbólico”. Depois do ato de hoje, a continuação da imunização acontecerá dentro de 72 horas, que é o prazo para distribuição das doses pelo interior do Estado.

O evento da entrega das doses para os estados foi realizado no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, localizado em Guarulhos (SP), nas proximidades do Aeroporto Internacional de Cumbica. A partir do centro, as vacinas partirão para os Estados.

Oficialmente, a vacinação começaria na terça-feira (19), mas o ministro Eduardo Pazuello autorizou que os governadores iniciem a vacinação ainda nesta segunda.

“Depois de ouvir os governadores, chegamos à decisão de que estamos distribuindo hoje as vacinas aos Estados. A gente pode colocar a ideia que hoje no final do expediente os Estados começarem a vacinar no município principal. Acho que a gente pode começar hoje no final do expediente”, destacou o ministro Eduardo Pazuello, em solenidade com os governadores.

Pelas redes sociais, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, comemorou o recebimento das doses. Em um vídeo, ela mostrou as doses da CoronaVac que serão enviadas ao Estado.