parnamirim

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

GOVERNO FEDERAL ENTREGA VACINAS E INÍCIO DA CAMPANHA SERÁ NESTA SEGUNDA EM TODO PAÍS

O Governo Federal entregou, de forma simbólica, as primeiras doses da vacina contra ovid-19 aos estados brasileiros. Inicialmente, 6 milhões de doses serão divididas entre os 26 estados e Distrito Federal, que serão transportadas em voos das Forças Aéreas Brasileiras e a vacinação poderá ser iniciada ainda nesta segunda-feira (18).

O evento acontece em um centro de distribuição e logística localizado em Guarulhos, município da Grande São Paulo com a presença dos governadores brasileiros, entre eles a governadora Fátima Bezerra, que embarcou na noite deste domingo (17) junto com a secretária-adjunta de Saúde, Maura Sobreira.

"Está dado o primeiro passo para o início da maior campanha de vacinação do mundo", disse o ministro da, Saúde Eduardo Pazuello. Segundo ele, todos os vacinados deverão ser monitorados pelos governos e o início da vacinação não desobriga a manutenção das medidas de prevenção, como uso de máscara, distanciamento social e higienização.

A distribuição das vacinas acontece menos de 24 horas após a aprovação de uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca pela direção da Anvisa.  Inicialmente estava prevista que a campanha fosse iniciada para a quarta-feira (20) e a antecipação foi solicitada pelos governadores.

Pazuello confirmou que a vacinação contra a covid-19 vai entrar no calendário anual de vacinação e deverá acontecer todos os anos, como exemplo da vacina da gripe.

Logística

A logística de distribuição das vacinas será realizada por aviões e caminhões, compondo estes últimos uma frota de 100 veículos com áreas de carga refrigeradas, que até o final de janeiro aumentarão em mais 50. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite.