terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Natal vai receber 24 mil doses da vacina contra Covid-19;

 

O município de Natal ficará com a maior parte das doses da vacina contra a Covid-19 que chegaram ao Rio Grande do Norte na madrugada desta terça-feira (19). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a capital do Estado ficará com 24.470 doses do imunizante, sendo metade liberada hoje e a outra metade disponibilizada para a aplicação da 2ª dose, após um intervalo de 28 dias. Serão 11.778 vacinas para os profissionais de saúde e da Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap), além de outras 457 para idosos institucionalizados.

 

O total enviado a Natal corresponde a quase 30% do total de doses que o RN recebeu do Ministério da Saúde. O restante será distribuído para os outros 166 municípios. A segunda cidade que mais receberá doses será Mossoró, com 7.962 frascos (dividido em duas etapas), seguida de Parnamirim, que ficará com 5.600. A campanha de vacinação contra a Covid-19 começa nesta terça-feira, às 10h, em Natal, com um ato simbólico na Escola de Governo, no Centro Administrativo.

 

Na ocasião, profissionais de saúde de todas as regiões do Estado receberão as doses do imunizante. Em nota técnica, a Sesap informou que a população alvo e a quantidade de doses disponíveis nesta primeira etapa de vacinação priorizam os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito da doença. O escalonamento desses grupos teve como critério a disponibilidade das doses de vacina Coronavac após a liberação do uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo 17.

 

O Ministério da Saúde destinou para o Rio Grande do Norte, no primeiro momento, um total de 82.440 doses. Neste cenário, considerando as duas doses para completar o esquema vacinal e o percentual de perda operacional de 5%, estima-se vacinar nesta primeira etapa 39.259 pessoas, priorizando os seguintes grupos: trabalhadores de saúde e pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas), além dos vacinadores. Diante das doses disponíveis para distribuição inicial aos estados, nesse primeiro momento, de acordo com a Sesap, não serão vacinadas as pessoas com 75 anos ou mais, que serão incluídas nas próximas etapas de vacinação da fase 1.

 

A nota esclarece ainda, que devido à quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, não será possível vacinar de forma imediata o quantitativo total dos trabalhadores de saúde estimados para a vacinação e que será necessária a seguinte ordem de priorização desse estrato populacional: equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação e trabalhadores de instituições de longa permanência de idosos.

 

Além desses, trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto na urgência quanto na atenção básica envolvidos diretamente na atenção e referência para os casos de Covid-19, trabalhadores dos hospitais de referência, trabalhadores dos serviços de urgência e emergência, trabalhadores dos centros de atendimento Covid-19 e trabalhadores da atenção primária. A fase 1 não será encerrada com esse quantitativo de doses recebido (82.440 doses), sendo uma previsão inicial 239 mil doses para a fase 1, que não foram enviadas pelo Ministério da Saúde nesse primeiro momento.

 

Logo que for finalizada esta primeira fase, a Sesap dará início à vacinação dos demais grupos prioritários que estão nas fases 2 e 3, a partir da disponibilidade de doses. Em seguida, virão os demais grupos prioritários e após estes, a população em geral. A previsão do Ministério da Saúde é que a vacinação completa dure 16 meses até atingir toda a população brasileira.

 

Agora RN