sexta-feira, 12 de março de 2021

Governadores do Nordeste e ministro da Saúde definem compra de vacinas

 

O governador da Paraíba, João Azevêdo, que participou da reunião por videoconferência,  divulgou que o ministro concordou com a aquisição do imunizante.  O governador da Bahia, Rui Costa, e a governadora do RN, Fátima Bezerra, também confirmaram que houve a definição para a compra das vacinas.

O ministro Pazuello, a quem agradecemos pelo entendimento, de pronto acatou a proposta e já na manhã desta sexta-feira o Governo Federal celebrará o contrato de compra junto ao Consórcio Nordeste e ao Fundo Soberano da Rússia e à União Química”, destacou Fátima Bezerra.

Concluímos a reunião com o ministro, ele disse que tem interesse, então solicitei que a gente fizesse reunião nesta sexta  no primeiro horário para amarrar isso. Nós tínhamos combinado 39 milhões para o Nordeste, mas eventualmente podemos ver volume maior se for para o país inteiro. Se o ministério adquirir, ótimo. Se não, a Bahia assina o contrato com a Sputnik”, acrescentou Rui Costa.

A negociação entre o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e o Fundo Soberano Russo foi iniciada no ano passado, sob a condução do governador da Bahia. Agora está  viabilizada com a sanção por parte do governo federal da Lei que facilita a compra de vacinas, insumos e serviços necessários à imunização contra a Covid-19.

Estamos numa luta para salvar vidas. O Brasil precisa, mais do que nunca, da nossa união de forças pela vacina para que possamos vencer a pandemia”, ressaltou o governador João Azevedo.

O ministro apresentou uma estimativa de distribuição de doses aos estados para março. A previsão é de que sejam destinados entre 22 milhões e 38 milhões de imunizantes contra a Covid-19 até o final do mês.