parnamirim

quinta-feira, 11 de março de 2021

Prefeitura de Natal investe na melhoria da iluminação



 Natal está passando por um processo de modernização na iluminação pública em diversas regiões. A Prefeitura está investindo, sobretudo, em melhorias na iluminação da orla marítima. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) iniciou os trabalhos na área que compreende a orla de Ponta Negra, principal cartão postal da cidade, onde serão implantados 69 postes com luminárias de LED de alto desempenho e potência de 225 W. 

 

“Esse é um projeto especial para os natalenses e turistas. Estamos começando agora a modernizar a orla da principal área turística da cidade, que ganhará uma iluminação com padrão e excelência. Ao mesmo tempo, o município está economizando dinheiro, já que esse projeto também é de eficientização a partir do uso das luminárias de LED”, declarou o prefeito de Natal, Álvaro Dias. O projeto de modernização da iluminação da orla de Natal contempla a substituição dos postes, troca das lâmpadas antigas por luminárias de LED de alto desempenho e potência de 225 W, além da troca total do cabeamento. 



 

Além da área da orla de Ponta Negra, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) já finalizou o serviço na orla Leste da cidade - trecho entre as praias de Areia Preta e do Forte. A avenida Roberto Freire e ruas adjacentes, em Ponta Negra, também foram contempladas na primeira fase do projeto. Além disso, está executando a modernização da iluminação pública da Via Costeira. 

 

Ao todo, 237 postes foram recuperados, substituídos ou implantados, todos com suporte e resistentes à ação da maresia. Cerca de 450 luminárias serão substituídas e as atuais lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas em sua totalidade por lâmpadas de vapor metálico. 

 

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega, esclareceu que a Semsur priorizou a execução dos serviços nas áreas mais desgastadas devido à ação da maresia - o que provocava frequentes apagões: “Aos poucos vamos avançando por toda Natal. Depois de concluída a modernização da orla de Ponta Negra, a Prefeitura realizará o trecho entre a rotatória da Praia do Forte até a Fortaleza dos Reis Magos. Concluída toda a extensão da nossa orla, iremos seguir para as principais avenidas da cidade”, detalhou Irapoã.