parnamirim

terça-feira, 2 de março de 2021

Primeiro dia de vacinação imuniza quase 2,2 mil idosos com 85 anos ou mais em Natal

 


Em nova etapa de imunização de grupos prioritários em Natal, 2.196 pessoas receberam a vacina contra Covid-19 nesta segunda-feira (1º). Nesta fase, estão recebendo a primeira dose do imunizante os idosos de 85 anos e mais. A Prefeitura de Natal destinou um lote 7.500 doses da vacina de Oxford, cuja segunda dose é necessária três meses depois da primeira. 

Também foram vacinados nesta segunda-feira, agora com a segunda dose da CoronaVac, os idosos acamados de 75 anos e mais. No primeiro dia, 66 acamados receberam a visita de profissionais da saúde da SMS.

A procura no primeiro dia foi intensa, mas transcorreu sem atropelos nos pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura de Natal. “Parece um sonho. Estou há um ano sem sair de casa e hoje saí para receber a primeira dose da vacina”, disse emocionada Maria Bandeira Guedes, de 85 anos.

Neuza Maria, de 89 anos, foi ao posto de saúde acompanhada do marido Sebastião Bezerra, 105 anos, e do filho. “Sabíamos que esse momento ia chegar, na primeira etapa meu marido estava contemplado, eu não, já que sou 16 anos mais nova que ele. Esperamos para vir juntos”, comemora o casal. Ademésio Silva, de 86 anos, elogiou a estrutura organizada pelo município. “Quando os portões se abriram, foi tudo muito rápido. Daqui a três meses estarei de volta para tomar a segunda dose”, disse. 

Desde o início da campanha, em 20 de janeiro, a Prefeitura de Natal já aplicou 43.943 doses das vacinas de Oxford e da CoronaVac.  

Para melhor atender a população, e evitar riscos de aglomerações e contaminação pela Covid-19, a SMS disponibiliza três drive-thru para a população se vacinar sem precisar sair do veículo. Os drives estão montados no Palácio dos Esportes, no Shopping Via Direta e no Ginásio Nélio Dias. Os dois últimos contam também com sala de vacinação para pedestres, e funcionam das 8h às 16h, de segunda a quinta e na sexta até 13h.

Os moradores da capital potiguar também podem procurar uma das 10 salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde do município para se vacinar. São elas: Distrito Sanitário Norte I: UBS Pajuçara; UBS Nova Natal; Distrito Sanitário Norte II; UBS Panatis; UBS Vale Dourado; Distrito Sanitário Leste; UBS São João; UBS Brasília Teimosa; Distrito Sanitário Oeste; UBS Felipe Camarão II; UBS Nazaré; Distrito Sanitário Sul; UBS Candelária; UBS Rosângela Lima. As salas funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h30 e de 13h30 às 16h. Os idosos residentes em Natal, que fazem parte do novo público selecionado para essa fase da campanha de vacinação, devem se dirigir a uma das estruturas de vacinação e apresentar cartão de vacina, comprovante de residência e documento original com foto para receber a primeira dose do imunizante.

VACINAS 01.03.21

TOTAL = 2.272

Palácio dos Esportes: 504 idosos/ 07 idosos (CoronaVac)

Nélio Dias: 313 idosos (Oxford)/10 profissionais da saúde (CoronaVac)

Via Direta: 670 idosos (Oxford) / 43 idosos (CoronaVac)

 

Distrito Sanitário Norte I

UBS Pajuçara: 10 idosos

Nova Natal: 5 idosos

 

Distrito Sanitário Norte II

UBS Vale Dourado: 40 idosos

Panatis: 25 idosos

 

Distrito Sanitário Leste

UBS São João: 150 idosos

Brasília Teimosa: 34 idosos

 

Distrito Sanitário Oeste

UBS Nazaré: 100 idosos

Felipe Camarão: 20 idosos

 

Distrito Sanitário Sul

UBS Candelária: 236 idosos

Rosângela Lima: 39 idosos

 

DVS: 66 acamados