sexta-feira, 14 de maio de 2021

Álvaro Dias recebe classe produtiva e estuda ampliação de apoio aos setores afetados pela pandemia

 




O prefeito de Natal, Álvaro Dias, recebeu na manhã desta quinta-feira (13) as reivindicações de representantes dos setores de turismo, eventos, comércio e bares e restaurantes que pleiteiam um socorro dos poderes públicos pelas dificuldades enfrentadas ao longo da pandemia. O chefe do executivo municipal disse que vai se reunir com sua equipe econômica e se comprometeu a atender as demandas dos segmentos dentro das possibilidades financeiras do Município. 

 

Álvaro Dias destacou que o turismo é fundamental nesse processo de retomada pós-pandemia e reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo setor em virtude da adoção das medidas restritivas para conter a pandemia do novo coronavírus. O prefeito lembrou que a gestão municipal tem feito um esforço enorme para reforçar a rede pública de saúde do município, abrindo cinco hospitais de campanha, ampliando leitos, contratando profissionais da área de saúde, distribuindo máscaras e reforçando a fiscalização do cumprimento dos decretos.

 

Ações

Algumas ações já foram executadas pela gestão como: a prorrogação de prazos para que o setor de hotéis e pousadas recolha o Imposto Sobre Serviços (ISS); carência no pagamento do Simples Nacional por três meses; ampliação em até 70 dias o período de pagamento do ISS para os operadores de hotelaria em Natal. Assim, o contribuinte que registrou faturamento em 1º de março, por exemplo, poderá efetuar o recolhimento do tributo até o dia 10 de maio, ao invés de recolher em abril. A norma abrange o período de apuração que vai de 1º de março a 31 de dezembro deste ano.

 

A pandemia é o maior desafio que um gestor pode enfrentar e a Prefeitura de Natal tem buscado, desde o início dessa crise sanitária, agir com equilíbrio. Investimos R$ 120 milhões a mais em saúde do que estava previsto, estamos sempre dialogando com a classe produtiva e abertos à possibilidade de contribuir com todos os setores. Já fizemos muito e quero dizer que estamos enfrentando muitas dificuldades com quedas de receitas e ampliação de responsabilidades. Tudo o que envolve abrir mão de recursos é preciso ter muito critério na análise sob pena de inviabilizar a gestão com atrasos de salários e paralisação de investimentos. Deixo aqui o meu compromisso de trabalhar para ajudar no que estiver ao nosso alcance”, comentou Álvaro.

 

O presidente da ABIH/RN, Abdon Gosson, agradeceu ao prefeito por receber e ouvir as demandas do setor sempre estando aberto ao diálogo franco e aberto com todas as classes. Ele aproveitou a oportunidade para fazer um apelo e pedir para que essa resposta aconteça de forma ágil: “Estamos há um ano sofrendo com os efeitos da pandemia. Representamos mais de 60% das riquezas geradas no Município, sem contar na geração de empregos. Acreditamos na sensibilidade do prefeito e esperamos ansiosos pelo anúncio de medidas de apoio e suporte aos hotéis, bares, restaurantes e todos que compõem esses segmentos”, disse.

 

Participaram da reunião representantes da ABIH/RN, SINDETUR/RN, ABRASEL/RN, SINGTUR/RN, SHRBS/RN, Natal Convention e Fecomércio/RN.