terça-feira, 8 de junho de 2021

Prefeito Álvaro Dias entrega Praça das Flores recuperada






A entrega da nova Praça Aristófanes Fernandes, também conhecida como Praça das Flores, foi motivo de festa para muitos moradores, frequentadores e comerciantes do bairro de Petrópolis, zona Leste de Natal. Na tarde desta segunda-feira (7), o prefeito Álvaro Dias participou da solenidade oficial de apresentação da obra concluída e recuperada e foi parabenizado pelos que estavam presente.

Parafraseando o lendário frevo de Moraes Moreira e Fausto Nilo, Álvaro Dias disse que “a praça é do povo como o céu é do avião”, ao reforçar um dos lemas de sua gestão, que é dotar a cidade de espaços que permitam às pessoas a conviverem em harmonia e segurança. “É uma alegria enorme entregar esta praça à população de Natal. Ela é mais conhecida como Praça das Flores por causa da comercialização de flores durante muito tempo, mas não posso deixar de enfatizar o seu verdadeiro nome, Aristófanes Fernandes, por respeito a uma das figuras ilustres que tanto fez pelo Rio Grande do Norte”, disse o prefeito. 

Local de feirinhas culturais e de agricultura familiar, além de ponto de encontro de moradores desde os anos 70, a praça situada entre as avenidas Joaquim Manoel, Hermes da Fonseca e Afonso Pena, estava abandonada havia alguns anos, e era um ponto inseguro para quem transitava nas imediações. O equipamento foi totalmente demolido para a reconstrução e modernização.

A área de 1.207 m2 agora conta com um desenho moderno para a estrutura dos boxes comerciais, paisagismo e acessibilidade, quatro banheiros sendo dois acessíveis a cadeirantes, preservando a atividade comercial e inserindo mais espaços de lazer e contemplação. A praça recebeu caracterização de área de lazer e convivência, com espaços para exposições culturais, feirinhas gastronômicas e artesanais. 

A Prefeitura modernizou a iluminação, substituindo as antigas luminárias por LED de alta potência - oferecendo ao local um ganho substancial no quesito segurança. O equipamento também recebeu piso novo, com passeio e acessibilidade, parquinho, recomposição do paisagismo que ganhou um sistema de irrigação automático. Todas as árvores foram preservadas e receberam tratamento fitoterápico e podação.

A inauguração da Aristófanes Fernandes foi prestigiada por secretários, a primeira dama Amanda Dias, vereadores e permissionários que já atuam no local há vários anos e estavam empolgados com a retomada. Caso da comerciante Maria Odete da Costa, proprietária do tradicional restaurante “Lá de Nós”. Há nove anos no local, ela confirmou que reabre em junho e vai oferecer café da manhã, almoço e jantar, além de uma delicatessen de quitutes regionais com doces e compotas, inclusive o Doce Espécie, iguaria do Sertão do Seridó. 

Também retornam ao local o casal Semio Timeni e Hilma, donos do famoso árabe Kibe da Praça, além do seu Olavo Vieira, pioneiro da praça Aristófanes Fernandes, que está no local há 36 anos com sua sanduicheria Tahi Lanches. A professora aposentada de economia e galerista Graça Queiroga vai abrir sua galeria e antiquário para artistas locais interessados em expor seus trabalhos e convidou como colaboradora a especialista em flores tropicais,  Miriam Santiago, para comercializar as espécies nativas da região.

O secretário Irapoã Nóbrega, da Semsur, disse que a reconstrução da Praça das Flores representa uma grande conquista para a população potiguar. “A Praça das Flores é um equipamento tradicional, palco de grandes momentos históricos da nossa cidade e que mereceu essa revitalização. A cidade ganha um novo equipamento e o cidadão tem mais um espaço para socializar”, destacou.