terça-feira, 6 de julho de 2021

Projeto Seis e Meia retoma programação com patrocínio da Prefeitura e comemora 25 anos

 


Um dos mais importantes projetos culturais de Natal, o projeto Seis e Meia retorna à cena cultural de Natal para comemorar 25 anos de história e conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão. A programação foi lançada na manhã desta segunda-feira, 05, no Sesc Rio  Branco, e contou com a presença de gestores, artistas e entidades parceiras. O projeto estreia nesta terça-feira e segue até dezembro, com 25 shows gratuitos, em formato híbrido, com artistas potiguares como protagonistas. 

 

Na ocasião, estiveram presentes o secretário Municipal de Governo, Johan Xavier, presidente da Funcarte, Dácio Galvão, presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, criador do projeto Seis e Meia, William Collier, produtor executivo do projeto, Amaury Junior, diretora do Sesc/RN, Sâmela Gomes, diretor geral da Band, Carlos Bastos.

 

O secretário Johan Xavier, representou o prefeito Álvaro Dias, e parabenizou a classe artística pela garra e resiliência com que estão enfrentando a pandemia e disse que vem estabelecendo diálogo desde o início do ano com os artistas para a retomada das atividades. “Hoje é um marco, o pontapé inicial para a retomada da cultura na esperança de que a pandemia seja controlada”, comemora.

 

O primeiro show da temporada 2021 será com o artista Galvão Filho cantando Dominguinhos. A edição irá homenagear Terezinha de Jesus que completou 70 anos recentemente. A abertura fica por conta da cantora Mônica Jucá – respeitando as normas de biossegurança contra a Covid-19. O público poderá retirar seu convite uma hora antes de iniciar o show. Serão distribuídas 25 mesas no Praia Shopping, para 150 pessoas, de acordo com o decreto municipal. 

 

Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio, disse que o Seis e Meia é um projeto de extrema importância pelo seu caráter formador e democrático e tem na Fecomércio um parceiro, “assim como toda a classe artística, resiliente com responsabilidade e criatividade durante esses tempos de crise”, disse. “Diante do impacto que a pandemia causou no setor da Economia Criativa, é fundamental que as instituições participem, e nós da Fecomércio reforçamos esse apoio com ações como o Poti Cultural”. O gestor também anunciou que participará como patrocinador do livro do Seis e Meia, escrito há mais de oito anos pelo saudoso Moacy Cirne.

 

 “Este é o projeto mais perene que o RN teve, com capacidade para promover shows de artistas nacionais, com preço popular. O prefeito Álvaro Dias está comprometido com a cultura potiguar. São R$ 11 milhões em prol da cultura, da formação do cidadão para fomentar a cultura criativa. Se o prefeito não tivesse mantido a Lei Djalma Maranhão através da renúncia fiscal, não estaríamos aqui hoje”, afirmou Dácio Galvão, presidente da Funcarte.

 

O projeto que estava parado desde 2015 devido ao fechamento do Teatro Alberto Maranhão, irá celebrar a música popular brasileira todas as terças-feiras, de 6 de julho a 21 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo portal e canal do Youtube da Band Natal às 18h30min e aos sábados, com exibição dos melhores momentos em um programa especial no canal aberto da emissora das 18h50min às 19h20.


"O projeto Seis e Meia é um dos mais tradicionais na área cultural da cidade. Já deu oportunidade de acesso do grande público a grandes nomes da música brasileira e abriu espaço para o surgimento de novos nomes na cena local, por isso a parceria feita este ano também para a transmissão dos shows pela internet para que as pessoas, sem poder aglomerar em espaços fechados, possam ter acesso a esses grandes shows dos artistas potiguares”, destacou Heverton de Freitas, secretário de comunicação da Prefeitura do Natal.

 

O setor de shows e eventos foi um dos mais prejudicados com a pandemia, segundo aponta Amaury Júnior, produtor cultural e diretor da Idearte Produções, responsável pela produção executiva do projeto. “Todos os teatros e shows foram suspensos, causando uma redução de 30,1% em relação a 2019. Mas nós não desistimos nunca. Precisamos defender e valorizar todas as leis de incentivos fiscais voltados para a cultura. Tudo isso só está sendo possível graças ao apoio da Prefeitura do Natal e dos nossos demais parceiros. Iremos levar shows para as pessoas até dezembro, aniversário da capital potiguar. Que em 2022 possamos estar no TAM com palco, música, artistas e público”, enfatiza.

 

A temporada 2021 será num formato pouco diferente do habitual, os artistas potiguares que passaram pelo palco do projeto durante sua história serão as atrações principais, homenageando o repertório de artistas consagrados que brilharam no Seis e Meia ao longo desses anos. Para as janelas serão convidados novos artistas que preferencialmente não tenham se apresentado no projeto, dando oportunidade para novos talentos. 


A programação de julho contará ainda com Isaque Galvão cantando   ngela Maria (13/07), Dodora Cardoso cantando Elba Ramalho (20/07) e Ivando Monte cantando Alceu Valença (27/07). O livro, escrito por Moacy Cirne há oito anos, que conta a trajetória do projeto Seis e Meia e aguardava patrocínio, saiu com a promessa de lançamento.