quarta-feira, 8 de setembro de 2021

CMEI Bom Samaritano revitaliza brinquedos e brincadeiras populares

 


O Centro Municipal de Educação Infantil Bom Samaritano, localizado no bairro das Quintas, realizou na última sexta-feira (04), o encerramento de uma atividade didática que surgiu a partir do interesse das crianças e de garantir o direito de aprendizagem e desenvolvimento por meio das interações e brincadeiras. O projeto denominado “Vivenciando a nossa cultura popular a partir dos brinquedos e brincadeiras”, foi uma oportunidade de trabalhar com as crianças em parceria com as famílias, desenvolvendo a partir do brincar, aprender, experimentar o mundo, possibilidades, relações sociais, elaborando uma autonomia de ação e organizando as emoções das crianças. 

 

A diretora pedagógica Andréa Carla Gonçalves disse que ao retornar às atividades presencialmente, procuraram acolher as crianças, ouvi-las para saber as suas expectativas e sobre os seus sentimentos e emoções, perguntando o que as deixava felizes e tristes. “Resolvemos resgatar essa questão dessas brincadeiras porque eram coisas que deixavam os alunos felizes e a partir da cultura popular, brinquedos e brincadeiras, foi uma forma também da criança brincar com seu próprio brinquedo feito por ela mesmo. Então, não precisou partilhar brinquedos e aí as crianças participaram na construção dos brinquedos e nos relatos de experiências”, explicou Andréa Carla.

 

Foram apresentadas algumas imagens do artista plástico Ivan Cruz, que retratam brinquedos e brincadeiras que fazem parte da cultura popular. Tanto as crianças que estavam participando das aulas presenciais, quanto nas aulas não presenciais, puderam apreciar as obras, observando o ambiente, as cores predominantes, os objetos e os personagens. As famílias também participaram de relatos orais e entrevistas escritas sobre brincadeiras e brinquedos que brincavam na infância.