quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Semtas participa da Campanha Natal Limpa e Sustentável

  Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social  (Semtas) integra o projeto Natal Limpa e Sustentável. A campanha é coordenada pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e tem como objetivo promover práticas de educação ambiental e de sustentabilidade dentro das secretarias da Prefeitura do Natal, oportunizando a reflexão, sensibilização e aprendizagem dos servidores. 

Nesta quinta-feira (14), a partir das 10h, a Semtas inaugura o coletor para o descarte de eletroeletrônicos quebrados, danificados ou sem utilidade por algum motivo. Podem ser descartados computadores, celulares, cabos, carregadores, eletroportáteis de pequeno e médio porte, impressoras, lanternas, teclados, mouses e liquidificadores, por exemplo. A solenidade de lançamento contará com a presença  do prefeito de Natal, Álvaro Dias, do secretário da Semtas, Adjuto Dias, coordenadores e organizadores da Campanha e servidores da secretaria.

O coletor permanecerá na SEMTAS por 90 dias e em seguida irá, de forma itinerante, percorrer os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 

Ecozap

O Projeto Natal Limpa e Sustentável também agrega o serviço de coleta de eletroeletrônicos em domicílio. O serviço do Ecozap funciona para toda Natal, através de agendamento, por aplicativo de mensagens, com o cidadão enviando foto do resíduo, endereço para coleta, nome do responsável, que deverá estar no local e receber a equipe de coleta. O prazo máximo para coleta do resíduo é de até 72 horas. O Ecozap funciona no número 99966-4010, e o material coletado pode ser desde um celular antigo, impressora até, por exemplo, um resíduo do tamanho de uma máquina de lavar, por esse motivo a importância do envio da foto. Serviço: Ecozap O que é: Coleta de resíduo eletrônico em domicílio por agendamento Contato: 99966-4010

Big Bag

A campanha Natal Limpa e Sustentável também conta com uma Big Bag, equipamento desenvolvido pela COOPCICLA (Cooperativa de Materiais Recicláveis da Cidade de Natal)  onde é possível fazer o descarte de garrafas pets (sem resíduos e secas) e derivados do papel (papelão, cartolina, jornal, etc.). A ação contribui para que o ambiente de trabalho tenha uma boa organização de forma a preservar o meio ambiente e o patrimônio público. 

Pontos de coleta: 

Além da Semtas, os coletores de eletroeletrônicos já instalados estão relacionados abaixo:

-Sede da Prefeitura do Natal – Rua Ulisses Caldas, 81, Cidade Alta.

-Parque da Cidade

-Sede da Procuradoria do Município (PGM)/Secretaria da Mulher(SEMUL)/Secretaria de Habitação (SEHARPE)/Secretaria de ServiçosUrbanos (SEMSUR) – Rua Princesa Isabel, 799, Cidade Alta.

-Partage Norte Shopping – No 2º Piso, na área de expansão.

Sintam-se à vontade para trazer materiais de casa e descartar nela. 

Juntos faremos a diferença, por uma Natal Limpa e Sustentável