parnamirim

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Ministro discute parceria com Elon Musk para conectar Amazônia por satélite

 

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, reuniu-se com o fundador da SpaceX, Tesla e Starlink, Elon Musk, nesta segunda-feira (15) em Austin, Texas (EUA), para discutir parceria entre as empresas Starlink e SpaceX e o governo brasileiro. Entre os assuntos debatidos na reunião, estão uso da tecnologia para monitoramento de desmatamentos e incêndios ilegais, além de projetos de conectividade para escolas e unidades de saúde em áreas rurais, comunidades indígenas e locais remotos.

Fábio Faria comentou da relevância desse acordo para o desenvolvimento tecnológico de programas sociais. "Estamos trabalhando para fechar essa importante parceria entre o governo brasileiro e a empresa SpaceX. Queremos aliar a tecnologia desenvolvida por eles com o programa Wi-Fi Brasil do Ministério das Comunicações. O nosso objetivo é levar internet para área rurais e lugares remotos, além de ajudar no controle de incêndios e desmatamentos ilegais na floresta amazônica”, destacou o ministro.

Para Elon Musk, levar internet para "as pessoas do Brasil que têm mais dificuldade de se conectar" é uma oportunidade a ser celebrada. "Estamos ansiosos para poder proporcionar conectividade para os menos conectados", ressaltou o empresário norte-americano.