segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Novembro roxo de combate à prematuridade incentiva pais e mães a acompanharem seus bebês durante permanência na UTI neonatal

O mês de novembro é especialmente importante para todos os que lidam com a prematuridade de bebês. Este ano o tema da campanha é “Separação Zero” numa alusão ao fim dos momentos em que pais e filhos ficam distantes em função da internação nas unidades de terapia intensiva. Em Natal, além deste tema, também serão trabalhados, particularmente com as mães e obstetras, o enfoque: “quem espera, espera” – com o objetivo de que não haja a interrupção da gestação inadvertidamente,  antes do trabalho de parto.

A coordenadora da UTI neonatal da maior maternidade privada do estado, dra. Lana Patrícia, destaca a importância destes dois aspectos abordados no novembro roxo porque a prematuridade, sobretudo durante a pandemia,  foi muito recorrente. “É fundamental termos em mente tanto a necessidade do acompanhamento dos pais durante o período de internação do bebê quanto do conhecimento deles sobre as consequências da interrupção da gestação”, ponderou a médica. “O bebê prematuro demanda cuidados redobrados e tem muitas outras consequências que exigem da equipe multidisciplinar da UTI neo  empenho diuturno,” ressaltou dra. Lana. Um dos projetos desenvolvidos na UTI neo do Hospital Unimed, por exemplo, para reduzir o estresse dos tratamentos, é a hora do soninho em que os bebês e seus acompanhantes ficam, entre  o meio dia  e a uma da tarde, em profundo relaxamento, com som e iluminação diferenciados.

Além disso, neste mês de alerta sobre os riscos da prematuridade, várias iniciativas estão sendo realizadas, nas redes sociais da Unimed Natal e no próprio Hospital Unimed, para esclarecer tanto os pais do hospital quanto a sociedade sobre temas específicos: a importância do leite materno, como evitar o parto prematuro, as principais complicações, entre outros. No átrio do Hospital, fotos de diversos bebês, inclusive prematuros extremos que passaram pela UTI neo, dão esperança para os pais que estão vivenciando a montanha russa do dia a dia de um prematuro.

“Uma hora ele ganha peso e a gente fica aliviada. Na outra, perde e volta tudo ao começo e nos sentimos muito fragilizadas. Essa instabilidade gera uma sensação de impotência que só quem está conosco aqui dentro sabe como é,” diz  a mãe de um dos bebês. “O apoio emocional de toda equipe é fundamental para que acreditemos que vai dar certo!” relata outra mãe. E vem dando certo! Cada mãe vai receber, este mês, a foto do seu filho num porta-retrato com o pezinho impresso em argila e uma mensagem carinhosa de presente. “Nossa equipe está preparada para acolher as famílias neste momento delicado, onde várias expectativas foram quebradas, para oferecer todo suporte necessário. Este é o nosso diferencial e o nosso jeito de cuidar,” reforçou dra. Lana Patrícia.

O diretor presidente da Unimed Natal, dr. Fernando Pinto, explica que para chamar a atenção da sociedade para a importância do tema e ao mesmo tempo lembrar os aniversários da maternidade e da UTI neonatal do Hospital Unimed, comemorados também no dia 17 deste mês, toda fachada do HU foi iluminada de roxo. “Investimos nessa ação pela primeira vez porque entendemos que, ao lançar luz sobre a questão podemos salvar muitas vidas e evitar as sequelas da interrupção precoce de uma gestação. Isso faz parte do nosso cuidado,” finalizou.