parnamirim

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Entenda por que o clima está tão quente no RN

 Passadas as festas natalinas, poucos são os potiguares que não tiveram um comentário em comum sobre o fim de semana: calor intenso. A sensação térmica no estado, principalmente na área do litoral, teve um aumento significativo nos últimos dias. A mudança na direção dos ventos e alta umidade foram as causas da sensação de clima abafado. A notícia boa é que, com as chuvas desta segunda-feira (27), há a chance de melhora.

 O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) Gilmar Bristot explicou o que causou o recente aumento na sensação de calor no estado, principalmente no período da noite. De acordo com ele, as águas do Atlântico Sul, mais próximas do litoral, estão um 1ºC mais quentes. Isso está fazendo com que ocorra a maior liberação de umidade. Aliado a isso, houve também uma mudança nos ventos que incidem sobre a costa potiguar, que eram de sudeste e agora estão vindo de nordeste, mais fracos. Isso dificulta o deslocamento das nuvens e também não atenuam a sensação de calor intenso.

 Como o verão é uma época de temperaturas mais altas e ventos mais fracos, a tendência é que o calor continue. Mesmo com a volta dos ventos de sudeste, que são os predominantes no estado, eles não serão suficientes para uma mudança drástica na sensação de calor. “Estamos em uma pré-estação chuvosa e, chovendo, melhora (reduz sensação de calor). Vai depender da condição do Atlântico Sul para que os ventos (de sudeste) voltem. Mas se tem dia nublado e noite nublada, sem chuva, o calor é intenso”, disse Bristot.

 Previsão

 Para a semana, o Rio Grande do Norte vai ter temperaturas de até 38°C, na região de Pau dos Ferros. A região do Alto Oeste deverá ter chuvas diárias a partir da terça-feira (28), de acordo com projeção do site de previsões meteorológicas Climatempo.

 No litoral, as chuvas prosseguirão até o fim do ano. Em Natal, a temperatura vai variar entre 23°C e 32°C. Já no Seridó, as chuvas ocorrem hoje e o tempo ficará somente nublado até a quinta-feira (30), quando há a previsão de chuvas. Para o dia da virada do ano, a previsão é de máxima de 38°C em Caicó. Em Mossoró, as chuvas começam na quarta-feira (29) e a temperatura vai girar entre 24°C e 36°C.

 Fonte: Tribuna do Norte