parnamirim

segunda-feira, 14 de março de 2022

 

A Guarda Municipal de Natal viveu um dia histórico nesta segunda-feira (14). O prefeito Álvaro Dias assinou a promoção de 282 guardas, seguindo os critérios de antiguidade e hierarquia, conforme preconiza a Lei Municipal Nº 187 que normatiza a progressão funcional da categoria,  em cerimônia realizada em frente ao Palácio Felipe Camarão.

 Atualmente, a tropa da Guarda Municipal de Natal conta com 427 componentes e as promoções beneficiam agentes da primeira até a sexta turma. De acordo com a iniciativa, quem hoje está enquadrado como Guarda Municipal e tiver direito vai assumir a graduação de Chefe de Grupo de Ação. Já quem é Chefe de Grupo de Ação ascenderá ao cargo de Supervisor. Por fim, quem atualmente é Supervisor atingirá o último grau de função da Guarda que é o de Inspetor.

 

“Estamos reconhecendo aqui o valor do trabalho da Guarda Municipal, que arrisca a própria vida para defender a sociedade”, explicou o Prefeito Álvaro Dias, que sancionou o Plano de Cargos e Salários da corporação, uma luta dos guardas que já durava quase 30 anos. “É um marco da Prefeitura a implantação dessa progressão. São muitos sonhos realizados”, disse a vice-prefeita Aila Cortez.

 Álvaro Dias fez questão de homenagear o GM Carlos, que perdeu a vida recentemente. “Ele tombou para defender a população. E homenageando ele, quero abraçar a todos e todas que desempenham sua atividade protegendo a sociedade”, lembrou o prefeito.

 O gestor agradeceu o apoio da Câmara Municipal na aprovação do Plano de Cargos e enfatizou a importância da luta e da paciência dos guardas para atingirem seus objetivos. “Nada é mais justo que esse Plano de Cargos e Salários que hoje se materializa com as promoções. É um plano que os guardas lutaram e souberam ter paciência. Há 30 anos que a Guarda foi criada e necessitava dessa atitude para fazer justiça a todos”, disse Álvaro.

 A secretária de segurança da capital potiguar, delegada Sheila Freitas enfatizou a sensibilidade do Prefeito em relação às pautas da pasta. “A sensibilidade do prefeito Álvaro Dias não é, infelizmente, comum a boa parte dos gestores públicos. Nunca ninguém respeitou tanto a Guarda como o prefeito Álvaro Dias”, apontou.

 Outro convidado para a cerimônia que destacou a excelente relação e os investimentos do Prefeito na Segurança foi o presidente do Sindguardas, Souza Júnior. “Todos os compromissos que o prefeito assumiu conosco ele cumpriu. Temos que reconhecer que a sensibilidade de Álvaro Dias foi fundamental para estarmos aqui, hoje, nesse momento histórico”, discursou.

 O atual comandante da Guarda, comandante Vale relembrou o seu início na corporação, há 30 anos, e também qualificou o momento, com um dia histórico. “Quando me formei em 1991 eu disse a mim mesmo que trabalharia aqui. Aquele dia foi histórico para mim e hoje também é. O prefeito Álvaro Dias sabe o que significa esse ato que ele está realizando hoje. Fica a nossa gratidão. Agora sei que posso passar para a reserva com um salário digno”, comentou.