terça-feira, 19 de março de 2024

Iogurte reduz risco de diabetes tipo 2, segundo Agência Americana

 


A agência responsável por avaliar e qualificar alimentos associados à saúde nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration) anunciou que empresas de laticínios podem divulgar que consumo de iogurte reduz o risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2. A decisão foi divulgada no dia primeiro de março.

 De acordo com o órgão que cumpre um papel similar ao da Anvisa no Brasil, os rótulos, agora, podem ter a especificação de que comer pelo menos 2 xícaras (3 porções) de iogurte por semana pode reduzir o risco da doença que impede o corpo de produzir insulina de forma adequada.

 A afirmação foi feita pela FDA, após a empresa Danone North America enviar um petição pedindo permissão para promover o benefício nos rótulos de seus produtos.

 Para conseguir associar um alimento aos impactos positivos à saúde, a Danone teve de passar por um processo de validação bastante rigoroso. De acordo com o site Very Well Helath, para atender ao pedido da marca de iogurtes mundialmente famosa, a FDA revisitou 28 pesquisas sobre o tema.

 Dentre as pesquisas, um estudo da BMC de 2014, por exempl0, já indicava uma série de benefícios associados ao consumo de laticínio. Entre eles, que o alto teor de cálcio, magnésio, vitamina D, proteína de soro de leite e ácidos graxos específicos presentes no iogurte eram fundamentais no combate à doença crônica.

 Depois de analisar os dados, o órgão verificou a existência de evidência científica para assegurar a alegação de saúde qualificada. Apesar dos dados serem confiáveis, o órgão também advertiu que a decisão não cumpre a norma mais rigorosa de “acordo científico significativo”.

 Apesar de ter encontrado dados que apoiassem a tese, a agência diz também que elas são “evidências científicas limitadas”. Ou seja, a FDA concedeu às empresas uma alegação de saúde qualificada que são baseadas em evidências emergentes.

 Em entrevista para a Very Well Helath, a nutricionista Mary Ellen Phipps, MPH, RDN alertou que não é comendo iogurte que as pessoas vão se livrar do problema de diabetes. “Um dos maiores contribuintes para o risco de diabetes tipo 2 é o histórico familiar ”, contou.

 A especialista alerta que é preciso ter atenção ao escolher o tipo de iogurte. “A nova alegação de saúde qualificada se aplica a todos os iogurtes que atendem aos padrões de identidade da FDA, bem como aos seus requisitos gerais de nutrientes para alegações de saúde em geral”.

 Ainda segundo o site, a FDA propôs como padrão de iogurte, os produtos lácteo feito pela fermentação do leite. O órgão não especificou as características que devem ser evitadas ao escolher um iogurte.

 Metrópoles