parnamirim

terça-feira, 26 de março de 2019

Lei Seca: equipamento testado em Natal e interior tem a capacidade de ler a presença de álcool no ambiente, sem a necessidade do condutor soprar o bafômetro

O equipamento já está sendo utilizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), mas ainda em fase de teste. 

Os dois novos etilômetros, com sistema de coleta de informações mais sensível, têm a capacidade de ler a presença de álcool no ambiente, sem a necessidade do condutor soprar no aparelho. 

No último fim de semana, os equipamentos foram utilizados nas ações de fiscalização de trânsito. Foram abordados e fiscalizados 736 condutores, resultando na autuação de 72 motoristas, sendo três deles presos por se enquadrarem em crime de trânsito. 

O coordenador da Operação Lei Seca, capitão Isaac Paiva, ressaltou a melhoria que os novos etilômetros vão trazer para o trânsito. “Os etilômetros são bem mais rápidos e precisos, o que vai proporcionar uma operação mais célere e menos transtornos no trânsito para o cidadão que está passando pelos pontos de blitz”, explicou. 

O novo etilômetro tem a capacidade de apontar o condutor que utilizou bebida alcoólica apenas no ato de aproximar o equipamento do interior do veículo a ser fiscalizado. Com isso, o aparelho acende um sistema de luz verde (sem presença de álcool), amarela (pequena presença de álcool) e vermelha (indicando a presença forte de álcool). Nessa situação, o policial tem a opção de liberar de imediato o condutor quando a luz verde acender e a determinação de fiscalizar com a certeza da infração nos dois outros casos.