quinta-feira, 7 de março de 2019

Post de Bolsonaro provoca reações e já se fala em quebra decoro e liturgia presidencial

Especialistas ouvidos pela imprensa nacional classificaram como inadequadas as publicações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro em relação a atos obscenos no carnaval de rua. 

Bolsonaro compartilhou na noite da terça-feira um vídeo em que dois foliões do Blocu, em São Paulo, e no dia seguinte, ele perguntou a internautas do que se tratava a expressão em inglês “golden shower” (chuva dourada) . Junto às imagens, o presidente fez ponderações sobre as manifestações carnavalescas e disse que era preciso “expor a verdade” sobre o que têm “virado muitos blocos de rua”. 

Algumas observações foram feitas do tipo: “Bolsonaro cometeu um atentado ao decoro público, ao decoro do cargo e da República brasileira por ter afirmado que esse comportamento é comum nas festas de carnaval do país. Ele atribuiu o comportamento de duas pessoas a milhões e milhões delas”. 

Falam ainda, que “Um chefe de Estado não pode caluniar o próprio povo, com a suposição de que todos no Brasil vivem à beira de uma eclosão obscena”. 

Há quem aponte que “O presidente tem que cumprir uma liturgia do poder”.