quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Manchas pretas aparecem em praias do litoral do RN; suspeita é de piche

Manchas pretas trazidas pela água apareceram em praias do litoral do Rio Grande do Norte. No final de semana, 

O material já foi encontrado nas regiões da Via Costeira, em Natal; em Muriú, Extremoz; Barra de Maxaranguape; e nas praias da região de Pipa, em Tibau do Sul, segundo maior destino turístico do Estado. 

O material visto no Rio Grande do Norte é semelhante a substâncias que foram encontradas em praias de Pernambuco e da Paraíba na semana passada. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a mancha observada nos outros estados era piche. O órgão ambiental informou que, em uma praia na região do Porto de Suape, foram localizadas também duas tartarugas mortas – que tinham a substância no casco. Os animais foram recolhidos pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, já são quatro os estados com relatos de manchas de piche que chegaram a regiões de praia. Além de Paraíba, Pernambuco e, agora, Rio Grande do Norte, a substância também foi localizada no estado de Alagoas. 

Em Tibau do Sul, a prefeitura mobilizou garis e voluntários para limpar as praias. Mas a substância continua chegando trazida pelo mar o que tem causado preocupação pelo impacto que pode causar.