terça-feira, 17 de setembro de 2019

Presidente Jair Bolsonaro recebe alta e volta para Brasília

Ele deixou o Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (16) e seguiu para o Aeroporto de Congonhas rumo à capital federal. 

Ao chegar ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro falou brevemente com os jornalistas e afirmou que reassume a Presidência já nesta terça-feira (17). 

Ao falar do retorno ao cargo, Bolsonaro disse que pretende sancionar ainda hoje (17) o projeto que flexibiliza a posse de armas na zona rural. 

O texto foi aprovado pela Câmara em 21 de agosto, e o prazo para sanção termina nesta terça. Se o presidente não emitir parecer, o projeto é promulgado na íntegra – é a chamada “sanção tácita”. Bolsonaro disse não saber se vetará algum trecho da proposta. 

“Não vi o projeto ainda (...) Não vou tolher ninguém de bem a ter seu porte ou posse de arma no campo”, declarou. 

O texto estabelece a chamada “posse rural estendida”, ou seja, permite que a posse de arma se estenda por toda a propriedade rural. Pela regra atual do Estatuto do Desarmamento, a arma só pode ser mantida na sede da propriedade. 

Esse tema já tinha sido alvo de um decreto presidencial, em 25 de junho, junto com outras mudanças nas regras de registro e posse de armas e munição. 

Nova York 
Na próxima sexta-feira (20) a equipe do Hospital Vila Nova Star deverá reavaliar Bolsonaro em um centro médico de Brasília. A avaliação precederá a viagem a Nova York, onde o presidente discursará pela primeira vez na assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Por recomendação médica, Bolsonaro adiou de domingo (22) para segunda (23) a viagem, já que o discurso na abertura da sessão está previsto para terça-feira (24). Tradicionalmente cabe ao representante do Brasil abrir os debates da assembleia-geral. 

Após discursar no evento, Bolsonaro tem previsão de seguir para o Texas, onde se encontrará com representantes do setor industrial, empresários e militares americanos. O retorno ao Brasil deverá ocorrer na quarta (25). 

Em relação à recuperação pós cirurgia, o presidente segue com alimentação cremosa, com cerca de duas mil calorias por dia. A próxima etapa será a ingestão de alimentos pastosos. 

Na próxima sexta (20), ele fará exame de sangue e imagem e se estiver tudo bem, terá liberada a dieta normal.