sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Senado vai entrar no Supremo para questionar operação contra senador do Nordeste

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou que a Mesa Diretora da Casa vai entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a operação da Polícia Federal contra o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), nesta quinta-feira, 19. 

Um dos questionamentos, é a realização de busca e apreensão no atual gabinete da liderança do governo, já que na época dos fatos investigados pela PF, Bezerra não tinha esse cargo. Além disso, ele questionou o fato da operação ser realizada sete anos depois das ocorrências sob investigação. 

Outro questionamento feito pelo presidente do Senado é que a operação foi autorizada monocraticamente pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF, após um pedido da Polícia Federal, e não do Ministério Público. A operação teve discordância da Procuradoria-Geral da República (PGR). 

Alcolumbre conversou com Bezerra e com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, sobre a operação. Pelo que ouviu de Onyx, o governo não pretende trocar o líder neste momento. Ele ainda elogiou o perfil do parlamentar Fernando Bezerra e sua atuação como líder no Senado. 

Para Davi Alcolumbre, o Senado foi alvo de uma operação questionável juridicamente enquanto a Casa atuava em prol da harmonia entre os Poderes. 

“Os advogados estão avaliando qual remédio jurídico o Senado vai se utilizar para fazer a defesa da instituição”, declarou. 

Em nota o presidente do Senado classificou a operação da PF na Casa como “grave” e uma “drástica interferência” no Congresso.