terça-feira, 22 de outubro de 2019

Presidente em Exercício, Mourão anuncia que Exército reforçará combate à mancha de óleo em praias do Nordeste

O Exército colocará à disposição das operações de limpeza das praias do Nordeste, atingidas por manchas de óleo, tropas da 10º Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Recife. 

O presidente em exercício, general Hamilton Mourão, admitiu que a entrada do Exército serve para dar mais visibilidade às ações do governo e que a medida é uma resposta a críticas da opinião pública. 

Os militares também devem oferecer equipamentos para apoio a órgãos de defesa civil dos Estados. Segundo o general, ficarão à disposição entre 4 a 5 mil homens do Exército. 

O general Mourão disse que o governo acionou, ainda no começo de setembro, protocolos para conter o avanço das manchas de óleo sobre o litoral do Nordeste, mas reconheceu que houve falha na comunicação sobre as ações tomadas. 

O governo também está enviando ministros à Região Nordeste para tratar da crise da ambiental. O Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto, esteve ontem na Bahia para uma reunião com o governador Rui Costa (PT) e hoje está em Sergipe. Já o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, irá a Recife e Salvador a partir de hoje.