sexta-feira, 29 de abril de 2022

Programa Natal Mais Verde muda paisagismo de canteiros de Natal

 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), da Prefeitura do Natal, tem realizado parcerias com empresas e cidadãos para a adoção de canteiros, praças e áreas verdes nas quatro regiões da cidade.  Ano passado, o programa fechou 69 parcerias, contribuindo significativamente para melhorias no paisagismo urbano de  Natal.


A mais recente parceria do programa é a adoção de um canteiro pela empresa Turquesa Esmaltaria, na Avenida Alexandrino de Alencar, 1388, no bairro do Tirol. A Semsur limpou o terreno, preparou e fortaleceu o solo para poder receber o novo plantio no local. Foram utilizados adubo e material de compostagem e plantadas palmeira real, grama esmeralda, íris, pingo de ouro, mini ixoria e dioneia.


A novidade neste ano é que a Semsur está incrementando um componente nas áreas adotadas. É a utilização de material de compostagem, resultante das podas trituradas das árvores de praças e canteiros de Natal. De acordo com a coordenadora do Programa Natal Mais Verde, Shirley Moreira, a utilização do material de compostagem está proporcionando a recomposição dos canteiros, muitos dos quais castigados por erosões devido à ação das chuvas. Além disso, proporciona uma adubação natural do solo, favorecendo o bem-estar e vitalidade das plantas.


Dentre as vantagens em aderir ao programa, o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, ressalta a importância da preservação do espaço público dos canteiros, que tem sido utilizado muitas vezes até para descarte de restos de construção e lixo.  “O  resultado é muito compensador. Com a adoção teremos uma área com paisagismo, mais bonita e com um adotante para regar, limpar, cuidar e zelar. Isso repercute diretamente na melhoria da qualidade de vida da comunidade”, afirmou o secretário.


O projeto Natal Mais Verde é uma parceria entre
a Prefeitura e a sociedade. Pessoas físicas e jurídicas podem adotar áreas verdes, canteiros e praças. Basta fazer o contato com a Semsur, preencher o cadastro e assinar o termo de compromisso. Após a publicação no Diário Oficial do Município, o adotante se compromete com a manutenção da área e, em contrapartida, o Município oferece o projeto paisagístico e o direito do adotante fazer propaganda no local.