sexta-feira, 22 de março de 2019

Michel Temer está preso. Brasil agora tem 2 de seus ex-presidentes atrás das grades

Foto: BANDTV/AFP
O ex-presidente Michel Temer (MDB) foi preso preventivamente (sem prazo) na manhã de dessa quinta-feira (21), em São Paulo, pela Polícia Federal, com atuação da força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio. 

O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do RJ. Temer foi preso sob suspeita de ter recebido propina de R$ 1,1 milhão por meio de um contrato da Eletronuclear, estatal responsável pela construção da usina Angra 3. A investigação que levou à prisão apura os crimes de corrupção ativa e passiva; peculato; lavagem de dinheiro; e organização criminosa. 

Além de Michel Temer, também foram presos o ex-ministro Moreira Franco e o ex-coronel da Polícia Militar João Baptista Lima Filho, amigo do ex-presidente e conhecido como coronel Lima. Ao todo, Bretas determinou a prisão de dez pessoas. 

Ao pedir as prisões, a força-tarefa da Lava Jato do Rio disse que elas são necessárias porque fatos apontam para a "existência de uma organização criminosa em plena operação, envolvida em atos concretos de clara gravidade”. 

O MPF aponta Michel Temer como o líder de uma organização criminosa responsável por atos de corrupção há 40 anos e que teria sido beneficiada com mais de R$ 1,8 bi. 

Na sentença que determinou a prisão, o juiz Marcelo Bretas diz que as prisões preventivas são necessárias para garantir a ordem pública. Segundo ele, "uma simples ligação telefônica ou uma mensagem instantânea pela internet são suficientes para permitir a ocultação de grandes somas de dinheiro, como parece ter sido o caso". 

Agora, o Brasil tem 02 ex-presidentes presos: Lula, em Curitiba, e Temer, no Rio de Janeiro. 

Além do Temer, também foram presos nesta quinta: 

Prisão Preventiva 
Michel Miguel Elias Temer Lulia; 
João Baptista Lima Filho (Coronel Lima); 
Wellington Moreira Franco; 
Maria Rita Fratezi; 
Carlos Alberto Costa; 
Carlos Alberto Costa Filho; 
Vanderlei De Natale; 
Carlos Alberto Montenegro Gallo. 

Prisão Temporária 
Rodrigo Castro Alves Neves; 
Carlos Jorge Zimmermann.