segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Ministro do Meio Ambiente diz que ‘Brasil fará discurso de esclarecimento e oportunidades’

Ricardo Salles, afirmou que o Brasil quer transmitir para a comunidade internacional um esclarecimento sobre o que de fato está acontecendo no território brasileiro na questão ambiental – em especial na Amazônia – e exaltar as oportunidades de investimento no País. 

Ele está nos Estados Unidos desde quinta-feira, onde tem se reunido com investidores e autoridades locais. 

A presença do ministro coincide com a greve do clima, que mobilizou milhões de jovens em 130 países na sexta. Hoje o tema será debate da cúpula global de mudanças climáticas e, amanhã (24) na Assembleia-Geral das Nações Unidas, onde o presidente Jair Bolsonaro discursará. Ocasiões, nas quais o governo brasileiro vai procurar rebater as críticas que têm recebido. 

O ministro disse ainda que é preciso mostrar o potencial de investimentos ambientais no País, em áreas como créditos de carbono e pagamentos por serviços ambientais. 

Sobre recursos externos ou uma cooperação internacional, Salles afirmou que sim, o Brasil receberia e, inclusive, tratou do tema em reunião com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. 

“Mas tem um ponto: o Brasil não abre mão de escolher como usar os recursos recebidos. Nenhum estrangeiro vai dizer qual política pública nós temos que adotar”, afirmou.