sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Vacinação para gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório é iniciada em Natal

Postado em 12 de dezembro de 2025
Saúde

As gestantes do município agora contam com um importante aliado na redução de casos de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos: a partir desta quinta-feira (11), Natal iniciou a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Grávidas a partir da 28.ª semana de gestação podem procurar uma das 60 salas de vacinação do município ou um dos três pontos extras para garantir a proteção de seus filhos. A solenidade de abertura da vacinação ocorreu na Unidade de Saúde Mirassol, em Capim Macio.

A vacina contra o VSR é aplicada em dose única em gestantes de qualquer idade, devendo ser administrada a cada gravidez. O imunizante induz a produção de anticorpos maternos que são transferidos para o bebê ainda na gestação, proporcionando proteção contra formas graves da doença nos primeiros meses de vida e contribuindo para a redução de hospitalizações.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, reforça a importância do imunizante para as gestantes da capital. “A partir de hoje, nas nossas salas de vacinação, estamos disponibilizando para as gestantes a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório. É importante que todas, a partir da 28ª semana, procurem nossas unidades para receber essa vacina e proteger suas crianças de uma doença tão grave. Então venham, se vacinem e protejam seus filhos”, afirmou.

Lorena de Souza Araújo, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, explica que o imunizante passa a integrar o calendário de vacinas destinadas às gestantes. “A vacina contra o VSR foi incorporada ao Calendário Vacinal da Gestante no SUS, com o objetivo de proteger os bebês nos primeiros meses de vida. A meta do Ministério da Saúde é alcançar pelo menos 80% das gestantes, ampliando a proteção e reduzindo significativamente o risco de formas graves da doença nesses recém-nascidos”, explicou.

Até o dia 8 de dezembro, o município registrou 796 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 110 atribuídos ao VSR. Desse total, 238 hospitalizações ocorreram em crianças com menos de dois anos de idade, das quais 53 foram causadas pelo vírus — o equivalente a 48% dos casos de SRAG por VSR no período.

A primeira gestante a receber o imunizante na unidade de Mirassol foi Marcela Andrade, cientista de dados, grávida de 37 semanas do Theo, seu segundo filho. “Essa vacina era muito esperada. Como ela é muito cara na rede particular, eu aguardava que chegasse ao SUS. Sei o quanto é importante para o meu bebê, e agora posso protegê-lo”, relatou.

Ana Luiza Basaglia, grávida de 30 semanas do pequeno Isac, também aguardava ansiosa pelo início da vacinação e procurou a unidade logo nas primeiras horas da manhã. “Fiquei muito feliz, porque é uma preocupação que precisamos ter com as crianças, e considero essa prevenção extremamente importante”, disse.

Para se vacinar, a gestante deve apresentar documento de identificação, cartão de vacinação e um documento que comprove a idade gestacional (como cartão da gestante, laudo de ultrassonografia ou declaração médica) em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h.

Também há aplicação nos pontos extras localizados nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h. Outro ponto extra está disponível na SESI Clínica Natal, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.