Nina Souza destaca 190 mil atendimentos e criação da ‘Cidade Social’ ao deixar assistência de Natal
A vereadora Nina Souza, pré-candidata a deputada federal pelo PL, fez um balanço das ações realizadas à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social de Natal. Em entrevista ao canal do YouTube do BNews Natal, ela destacou números expressivos e projetos estruturantes executados durante sua gestão.
Entre os principais resultados, Nina ressaltou a marca de mais de 190 mil atendimentos realizados por meio do Cadastro Único, além da reestruturação da rede de assistência no município.
“Hoje nós temos uma grande central de atendimento que funciona diariamente, atendendo mais de 500 pessoas. Reestruturamos equipamentos, reformamos CRAS, CREAS e conselhos tutelares, além de melhorar as condições de trabalho dos servidores”, afirmou.
Outro ponto destacado foi a ampliação do banco de alimentos, que, segundo a vereadora, teve sua capacidade de arrecadação multiplicada, fortalecendo as ações de combate à fome em Natal.
Nina também citou investimentos em estrutura e logística, com aquisição de veículos, mobiliário e a implantação da carreira do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para os servidores municipais, considerada uma demanda histórica da categoria.
Cidade Social
Um dos principais legados apontados pela ex-secretária é a construção da chamada “Cidade Social”, projeto considerado por ela como a maior obra da assistência social no Rio Grande do Norte, com investimento superior a R$ 15 milhões.
O espaço, que está sendo construído na região da Ribeira, deve concentrar diversos serviços em um único local, incluindo CRAS, CREAS, conselho tutelar, além de áreas voltadas à cultura, esporte, lazer e qualificação profissional.
“É um equipamento que vai dar dignidade às pessoas, oferecendo não só assistência, mas também oportunidade de recomeço para quem mais precisa”, destacou.
A vereadora também enfatizou ações voltadas à população em situação de rua, com a criação de unidades de acolhimento mais estruturadas. Segundo ela, uma das unidades inauguradas é considerada uma das mais completas da região, oferecendo alimentação diária, abrigo e capacitação.
“Além de acolher, nós estamos trabalhando para reinserir essas pessoas na sociedade, com educação e qualificação profissional”, disse.
Outro eixo da gestão foi o fortalecimento das políticas voltadas à pessoa idosa, com investimentos em instituições de longa permanência e a construção de novos espaços de convivência.
Pré-candidata a deputada federal
Ao comentar sua saída da secretaria para disputar as eleições deste para a Câmara Federal, Nina afirmou que a decisão foi difícil, mas necessária para ampliar sua atuação política.
“Foi um momento dolorido, porque tínhamos muitos projetos em andamento. Mas eu acredito que, na Câmara dos Deputados, posso contribuir ainda mais, sendo uma voz em defesa dos mais vulneráveis”, afirmou.
A pré-candidata defendeu a ampliação de investimentos na assistência social e disse que pretende atuar em Brasília para garantir mais recursos e fortalecer políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade.
“Não dá para falar em desenvolvimento sem cuidar de quem mais precisa. Esse será o meu compromisso”, concluiu.
