TRE-RN dá outra decisão desfavorável contra perfil que faz propaganda eleitoral antecipada de Alysson Bezerra e manda remover vídeo que usou imagem de Neymar Jr. manipulada com IA
O TRE-RN deferiu, nesta terça (14), liminar para remover do Instagram um video com jingle e imagem manipulada do jogador Neymar Jr., publicado no perfil que apoia o ex-prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, considerado propaganda eleitoral antecipada em favor da pré-candidatura de Allyson Bezerra ao Governo do Estado.
A decisão do juiz federal Hallison Rêgo fixa multa de R$ 10 mil por dia se a Meta não retirar o post em 24 horas, alem de intimar João Carlos Medeiros, apontado como administrador da página, para se defender.
Essa já é a quarta representação em menos de três meses contra a mesma rede de perfis que atua nas redes sociais promovendo Allyson Bezerra. Em junho, a juíza Sulamita Pacheco já havia mandado remover outra publicação da mesma página — uma montagem com ataque contra o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias — e determinou à Meta que revelasse os dados cadastrais da conta no Instagram.
Foi assim que se descobriu que o perfil estava registrado no e-mail e número de celular de João Carlos Medeiros, vice-presidente estadual e presidente do União Brasil Jovem de Mossoró. Diante da exposição, ele chegou a afirmar que administrava a página “por conta própria”, sem envolvimento de Allyson Bezerra.
Essa versão de que agia de forma espontânea caiu por terra quando vieram à tona as ligações de João Carlos com Allyson Bezerra. Além de presidir a juventude do União Brasil, ele é noivo da jornalista que é braço direito do pré-candidato a governador e ex-secretária de Comunicação da Prefeitura de Mossoró. Ele também administrava outro blog, em parceria com uma prima, que recebeu quase R$ 47 mil da gestão de Allyson Bezerra entre 2021 e 2024.
A própria decisão de hoje do TRE reforça que o perfil oficial de Allyson Bezerra foi repetidamente marcado nas postagens da conta, elemento que já foi classificado, em caso anterior, como suficiente para presumir conhecimento prévio do conteúdo pelo pré-candidato do União Brasil.
Fonte: Blog do BG
Foto:Reprodução/Blog do BG
