Advogado de Trump ironiza fala de Lula sobre condenação de Bolsonaro e Judiciário independente
O advogado do presidente americano Donald Trump, Martin de Luca, fez diversas ironias sobre o encontro realizado neste domingo (26) entre o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o chefe de Estado dos Estados Unidos, em Kuala Lumpur, na Malásia.
Em postagem na rede social X (antigo Twitter), o jurista escreveu:
“Você sabe que uma reunião é um sucesso retumbante quando um lado fica completamente em silêncio, e o outro se apressa em declará-la ‘ótima’ — citando orgulhosamente como prova que ambos os lados concordaram que suas equipes se reuniriam em breve para iniciar negociações… que já vêm acontecendo há semanas. Como dizem em Brasília — progresso.”
Martin também ironizou o que, segundo ele, teria sido dito por Lula ao presidente norte-americano durante o encontro, a respeito do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e da independência do Judiciário brasileiro.
“Lula disse que o que aconteceu com Bolsonaro foi feito por um ‘poder judiciário totalmente independente’ e com ‘amplo direito de se defender’. Ai…”, publicou.
Em outra postagem, o advogado comentou entrevistas concedidas pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Em uma delas, destacou a linguagem corporal do chanceler no momento em que respondeu a jornalistas sobre a crise venezuelana e as Big Techs.
“A linguagem corporal diz tudo. O chanceler brasileiro afirma que eles não discutiram nenhuma das razões pelas quais as tarifas e sanções foram impostas. E, dez segundos depois, admite que o que discutiram foi o julgamento de Bolsonaro. Mais progresso? Ou eles só vieram para uma sessão de fotos?”, ironizou.
Martin também comentou uma declaração de Lula antes da reunião, quando o presidente brasileiro disse que, ao término do encontro, ambos responderiam a perguntas da imprensa.
“E tudo o que ouvimos depois da reunião foi um tuíte do Lula e do Mauro Vieira…”, escreveu o advogado de Trump.
Em sua última postagem sobre o encontro entre os dois líderes na Ásia, Martin ironizou a proposta de Lula — informada por Vieira — de mediar a crise entre Estados Unidos e Venezuela.
“Obrigado por oferecer, mas estamos bem”, concluiu.
https://www.instagram.com/reel/DQU1BapkaOa/?igsh=c3hsZ2Z2N3NtZGR2
Fonte: Com informações de Gazeta do Povo
Foto: Reprodução/Youtube CNN Brasil
