Cannes Lions Road Show inspira mercado potiguar com insights sobre publicidade e IA durante MidiaTalks

O universo da criatividade e da inovação na publicidade ganhou destaque em Natal com a realização do Cannes Lions Road Show, dentro da programação do MidiaTalks, promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do RN (Sinapro/RN) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais, Portais e Revistas do RN (MidiaCom/RN). O evento, realizado nesta terça (28), no Cinépolis do Natal Shopping, reuniu grandes nomes da comunicação e do mercado publicitário potiguar, em um encontro prestigiado por dirigentes locais de veículos de comunicação, agências e profissionais do setor.
Apresentado por Alexis Pagliarini, fundador da Criativista ESG4 e especialista com mais de 20 participações no Festival de Cannes Lions, o encontro trouxe um panorama das principais tendências e cases premiados da 72ª edição do festival, que consagrou o Brasil como País Criativo do Ano, com 99 Leões conquistados. Alexis compartilhou com o público os bastidores do evento e destacou as transformações que vêm moldando a comunicação global.
“O Cannes Lions se renova a cada ano, acompanhando as tendências do marketing, da criatividade e da comunicação no mundo todo. Aqui em Natal, trouxemos cinco grandes campos de tendência, ilustrados com cases vencedores, que mostram desde a confiança nas marcas até a relação entre o humano e a inteligência artificial”, explicou Pagliarini.

Para o presidente do Sinapro/RN, Renato Quaresma, o evento reforça a importância de conectar o mercado potiguar às referências internacionais.
“O que queremos com o MidiaTalks é abrir em Natal um espaço vivo de diálogo sobre o presente e o futuro da comunicação. Vivemos um tempo de excesso de informação, de tarefas e de mensagens e é justamente por isso que precisamos parar para conversar, trocar ideias e provocar reflexões. O Nordeste pulsa criatividade e originalidade, e este evento é uma celebração dessa força, reunindo talentos, parceiros e nomes que ajudam a transformar o nosso mercado”, afirmou.
A programação do MidiaTalks também contou com a palestra “CrIAtividade para Humanos”, ministrada por Rapha Borges, CCO da Tiger.ai — agência brasileira que une criatividade, tecnologia e inteligência artificial. Borges abordou a relação entre a criação humana e o uso de ferramentas tecnológicas no processo criativo.“A inteligência artificial veio para somar, mas o principal diferencial continuará sendo o fator criativo. As peças que se destacam são as que contam boas histórias e criam conexões entre as pessoas e isso a máquina não consegue fazer”, destacou.

Para os profissionais locais, o encontro representou um divisor de águas para o mercado potiguar. O diretor de criação Luiz Manhães destacou a relevância da iniciativa. “Eventos como o MidiaTalks são fundamentais para oxigenar o mercado. A gente consegue se atualizar, ver exemplos de fora e trazer novas referências para o Estado. É um start evolutivo para a publicidade potiguar”, avaliou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
SKA COMUNICAÇÃO
