“Esquenta” no feriadão antecipa Black Friday das lojas no Alecrim
O comércio do Alecrim, tradicional bairro comercial de Natal, já vive o clima da Black Friday. Embora a data oficial seja no próximo dia 28, lojistas iniciarão as ações promocionais com o “Esquenta Black Friday”, que funcionará durante os feriados de 20 e 21 de novembro, dias da Consciência Negra e de Nossa Senhora da Apresentação (Padroeira de Natal), respectivamente. A expectativa é movimentar o bairro com descontos antecipados, horário ampliado e ações coordenadas entre as lojas, a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA) e instituições parceiras.
Segundo o presidente da AEBA, Matheus Feitosa, o período é um dos mais aguardados pelos consumidores. “É quando o cliente guarda um valor ou deixa o limite do cartão para comprar algo especial no fim do ano”, explicou. Ele afirma que os lojistas se prepararam com renovação de estoques, contratações e capacitação de equipes. Além disso, o comércio também teve uma atenção para as qualificações dos novos funcionários, que foram feitas em parceria com Sebrae, Fecomércio e CDL.
Algumas lojas já estão promovendo ações do gênero individualmente. Feitosa destaca que a estratégia de antecipar promoções tem dado resultado e será repetida em conjunto. “Nos dias 20 e 21 teremos um esquenta mais forte, com lojas abertas e ação conjunta com a Fecomércio e a CDL”, disse. A expectativa é superar as vendas do ano passado entre 5% e 10%. O presidente também reforça a preocupação em garantir descontos reais: “O cliente chega com o celular na mão comparando preços, e queremos que ele compre mais barato aqui no Alecrim”.
A exemplo do feriado da Proclamação da República no último dia 15, a AEBA estima que cerca de 100 lojas, entre associadas e não associadas, funcionarão na próxima quinta-feira (20), feriado nacional, praticamente mantendo o bairro totalmente aberto. Neste dia, as lojas em geral funcionarão das 8h às 17h, com algumas estendendo até 18h. No dia 21, feriado municipal, o funcionamento será em horário reduzido. O comércio seguirá ativo das 8h às 15h, assim como o Camelódromo, que estará aberto a partir das 7h.
Entre os comerciantes que já entraram no ritmo está Abiel Lucena, que reforçou o clima de preparação antecipada na sua loja. “Desde 15 de outubro estamos na correria para preparar a loja”, disse. Ele explica que está oferecendo descontos entre 10% e 80% e que a estratégia é apostar em promoções que atendam a demandas do fim de ano. “A gente está com gravação (em copos e canecas) gratuita, algo que agradou muito e que o pessoal tem aproveitado para encomendas de formatura, aniversário e amigo secreto”, afirmou. Para novembro, a expectativa de Abiel é de um aumento de 40% nas vendas.
O presidente da AEBA diz que as lojas participantes garantem o preço de Black Friday anunciado e que o consumidor que se sentir enganado pode procurar a associação. “Com toda a preparação, a Black chega dia 28 com força total, com promoções e ofertas reais. A gente também deixa o espaço aberto para o cliente que identificar uma oferta que não é real, falar com a gente para fazermos o contato com a loja”, alertou Matheus Feitosa.
Fecomércio reforça otimismo do varejo
A movimentação no Alecrim acompanha a tendência apontada pela pesquisa do Instituto Fecomércio RN (IFC), que mostra um consumidor potiguar mais planejado e confiante para a Black Friday 2025. A expectativa é de movimentação de R$ 947,4 milhões no estado, alta de 2,8% em relação ao ano anterior. Em valores nominais, a movimentação esperada é de R$ 340,7 milhões na capital potiguar (+2,4%) e R$ 75,9 milhões na cidade de Mossoró (+3,4%).
Segundo a pesquisa, entre os natalenses, 63,1% pretendem aproveitar as promoções, com destaque para eletrodomésticos, roupas e eletrônicos. O levantamento aponta ainda que 47,8% devem pagar à vista, o maior índice da série histórica, e que mais da metade dos consumidores planejam antecipar compras, comportamento que reforça o impacto das promoções prévias, como as do Alecrim.
Em Mossoró, 52,9% estão dispostos a comprar, com preferência para roupas, eletrodomésticos e eletrônicos. O comércio de rua deve ser o mais procurado na capital do Oeste (42,1%), assim como a opção por pagamentos parcelados (69,4%). O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, reforça a diferença entre os perfis de consumo nas principais cidades. “Natal pede o combo de preço à vista e entrega rápida, enquanto Mossoró recompensa o bom parcelamento e a presença forte do comércio local, sem abrir mão do digital”, afirma.
Apesar do otimismo, o levantamento aponta desafios: o crédito mais restritivo e a sensibilidade do consumidor ao preço seguem exigindo transparência e descontos reais do varejo. Ou seja, se por um lado o varejo potiguar entra na Black Friday com vento a favor, as lojas precisarão unir estratégia e credibilidade para transformar intenção em resultado. O cenário de renda e emprego favorece a confiança dos clientes, ampliando o período útil de promoções e fortalecendo ações como o “Esquenta Black Friday” realizado pelos lojistas do Alecrim.
Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Adriano Abreu
