segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Fachin busca ex-ministros por apoio a código de conduta para STF

Postado em 26 de janeiro de 2026
Política

Em meio a críticas à atuação individual de ministros e à imagem do STF, o presidente da Corte, Edson Fachin, articula fora do plenário a criação de um código de conduta para os magistrados.

Na última quinta-feira (22), Fachin se reuniu em São Paulo com o ex-ministro Celso de Mello e também tem mantido diálogo com outros ex-integrantes do Supremo, como Carlos Ayres Britto e Ellen Gracie, para discutir parâmetros de atuação pública e institucional.

Dentro do STF, parte dos ministros avalia que a proposta não deve avançar neste ano e pode acabar isolando Fachin. Em entrevista ao Estadão, ele reconheceu que o debate pode ser freado por causa das eleições, mas disse acreditar que há maioria favorável.

O decano Gilmar Mendes já se posicionou contra a ideia, afirmando que as regras atuais — Constituição, Loman e normas internas — já são suficientes. Ainda assim, aliados de Fachin dizem que o objetivo é abrir diálogo e amadurecer a proposta, mesmo sem aprovação imediata, buscando reduzir tensões internas e fortalecer consensos.

Fonte: Blog do BG

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil