domingo, 07 de dezembro de 2025

UFRN e GRUMUS no XXVII Congresso Nacional da ABEM

Postado em 3 de novembro de 2025
Entretenimento

De 03 a 07 de novembro de 2025, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) marcará presença no XXVII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), a ser realizado em Curitiba-PR, um dos mais importantes encontros acadêmicos da área no país.

Com uma expressiva participação de alunos e alunas da pós-graduação em Música da EMUFRN, a UFRN reafirma sua posição de destaque nacional, mostrando a força da pesquisa, da extensão e da formação docente produzida em solo potiguar.

Os trabalhos aprovados refletem a diversidade, o compromisso e a qualidade da produção acadêmica da instituição, abordando temas que vão desde a educação musical na escola pública até questões de cultura popular, acessibilidade, ancestralidade, gênero e práticas pedagógicas.

Entre as participações, destaca-se também o envolvimento do professor Dr. Mário André Wanderley Oliveira, docente da EMUFRN e presidente da ABEM, que contribui como autor e coautor em diferentes pesquisas, fortalecendo o diálogo entre prática, pesquisa e gestão acadêmica na área da Educação Musical.

Trabalhos da UFRN/GRUMUS aprovados na ABEM 2025:

  • Professoralidade Musical e a Escola Pública: O Que Nos Dizem Os Supervisores Do PIBID?
    (Francisco Bethoven Michielon Silva / Kleber da Silva Moreira)
  • Congos de Combate: ancestralidade africana e ressignificação cultural no território potiguar
    (Francisco Bethoven Michielon Silva)
  • Vivências musicais de um ouvinte com a comunidade surda na ótica da psicologia histórico-cultural
    (Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos)
  • Perspectivas sobre gênero no hip-hop: recortes de um estudo em andamento
    (Ana Clara da Silva Ponciano / Mário André Wanderley Oliveira)
  • Apontamentos sobre a investigação do método “O equilibrista das seis cordas”
    (Andrielle Evelyn de Sousa Teixeira)
  • Interrelações do aprender a ensinar: Reflexões a partir do PIBID/Música-UFRN na construção da docência
    (Bárbara Costa / Décio Ricardo Torres Agra / Francisco Heryclys Mendes Rocha / Washington Nogueira de Abreu)
  • Características e Fundamentos de Materiais Didáticos para a Musicalização de Crianças: Análise de Três Materiais
    (Gabriela Araújo Torquato / Nair Pires)
  • Vivências e experiências musicais de pessoas trans na licenciatura: um estudo na Escola de Música da UFRN
    (Mário André Wanderley Oliveira / Theresa D’Ávila Feitosa Alves / Pamella Carneiro Silva / Mariana Araújo da Silva / Caeu Leonardo Nunes Santos / Vic de Souza)

Inteligência Artificial Generativa e formação em pesquisa: uma pesquisa-ação com Licenciandos/as em Música de uma universidade brasileira (Alan Rommel Rodrigues Veras / Mário André Wanderley Oliveira)

Ser mulher e licencianda em música no EaD: vivências no polo durante as avaliações presenciais (Jamilly Lidianne Freire de Mendonça)

Aprendizagem musical de músicos populares no Rio Grande do Norte: as levadas rítmicas da guitarra no forró eletrônico dos anos 1990
(Iranildo Barreto de Melo / Mário André Wanderley Oliveira)

Parabenizamos todos(as) os(as) autores(as), orientadores(as) e colaboradores(as) por levarem o nome da EMUFRN e do GRUMUS – Grupo de Pesquisa em Música a mais um importante espaço de diálogo e construção coletiva do conhecimento.

UFRN, uma das melhores universidades do Brasil, segue formando músicos, educadores e pesquisadores comprometidos com a transformação social através da música!