segunda-feira, 06 de julho de 2026

Governo Lula aumenta equipe de terceirizados no Planalto; número sobe quase 20%, diz colunista

Postado em 6 de julho de 2026
Política

O número de trabalhadores terceirizados que atuam na Presidência da República aumentou quase 20% desde o início do governo Lula (PT), segundo levantamento baseado em dados oficiais.

Em dezembro de 2022, último mês antes da posse do petista, eram 895 profissionais. Em maio deste ano, o total chegou a 1.064.

Entre os contratados estão 75 motoristas, 52 copeiros, 81 garçons, 38 vigilantes e 26 recepcionistas.

A lista também inclui seis gesseiros, quatro piscineiros, um chaveiro, além de arquitetos, engenheiros e outros prestadores de serviço.

Os números foram divulgados pela coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder, com base em informações oficiais da Presidência da República.

Segundo a publicação, o aumento ocorreu ao longo da atual gestão e reflete a ampliação do quadro de trabalhadores terceirizados vinculados ao Palácio do Planalto.

Fonte: Blog do BG

Foto: Ricardo Stuckert/PR